Módulo 11 - Tecnologias Audiovisuais











Introdução ao Módulo "Tecnologias Audiovisuais"


1826 - A primeira fotografia reconhecida é uma imagem produzida neste ano pelo francês 'Joseph Nicéphore Niépce', numa placa de estanho coberta com um derivado de petróleo fotossensível chamado "Betume da Judeia". A imagem foi produzida com uma câmara, sendo exigidas cerca de oito horas de exposição à luz solar.






1878 - Muybridge fotografou com sucesso o galope de um cavalo quadro a quadro, usando uma série de 24 câmeras. A primeiroa experiência com sucesso ocorreu em 11 de junho, com a imprensa presente. Muybridge utilizou uma série de 12 câmeras estereoscópicas a uma distância de 21 polegadas umas das outras para cobrir os 20 pés tomados por um passo do cavalo, tomando retratos em um milésimo de um segundo.










1889 - O som tem uma história no cinema, muito longa. Encontra-se documentado que por alturas de 1889, Thomas Edison, tentou sincronizar o som com as imagens de um filme, apesar não se saber muito mais em concreto. Nos frenéticos anos 20, os locais de convívio aumentaram e alteraram-se, e as pessoas passaram a frequentar mais os cabarets, os night-clubs e os casinos.


1895 - Em 1895, o pai dos irmãos Lumière, Antoine, organizou uma exibição pública paga de filmes no dia 28 de dezembro no Salão do Grand Café de Paris. A exposição foi um sucesso. Este dia, data da primeira projeção pública paga, é comumente conhecida como o nascimento do cinema mesmo que os irmãos Lumière não tenham reivindicado para si a invenção de tal feito. Porém, as histórias americanas atribuem um maior peso a Thomas Edison pela invenção do cinema, quando na verdade o que ele fez foi pegar pequenos videos e exibi-los em maquinas caça-níquel, e para não perder tal fonte lucrativa sempre foi contra a exibição dos filmes em grandes salas.




1942 - Desde o inicio do século XIX, os cientistas estavam preocupados com a transmissão de imagens à distância. E foi com a invenção de Alexander Bain, em 1942, que se obteve a transmissão telegráfica de uma imagem (fac-símile), actualmente conhecido como fax.


1956 - Foi com a invenção de um gravador capaz de registar as imagens electrónicas, ou sinais vídeo, que apareceu este novo sistema de comunicação.

É claro que estes meios no início só eram acessíveis a instituições muito limitadas, lembrem-se que este é um dos mais potentes meios de comunicação, o que significa que é eleito para veicular ideologias, logo na terra do tio Sam o controlo era, e é, o preço.

1960 - Introduzida nos Estados Unidos na década de 1950, apenas alguns anos depois das emissões a preto e branco estarem padronizadas, os altos preços dos televisores e a falta de material para aproveitar a nova tecnologia fizeram demorar a sua aceitação no mercado. Só em finais da década de 1960 é que os televisores a cores se começaram a impor no mercado, sobretudo devido ao sistema Porta-Color da General Electric em 1966. Na década seguinte os televisores a cores tornaram-se os mais comuns, tendo havido a padronização do sistema.



Links

http://pt.wikipedia.org/wiki/Fotografia
http://pt.wikipedia.org/wiki/Eadweard_Muybridge
http://ruialmas.blogspot.pt/2011/06/o-aparecimento-do-som-no-cinema_11.html
http://pt.wikipedia.org/wiki/Hist%C3%B3ria_do_cinema
http://www.notapositiva.com/pt/trbestprof/sistinform/10histtelev.htm
http://www.prof2000.pt/users/pcavaco/nova%20pasta/doc/o%20abc%20do%20audio%20visual-104.htm





História do vídeo



1956- A gravação e a reprodução sonora, é obtida através de um equipamento eléctrico ou mecânico de gravação e reprodução de ondas sonoras como, voz, canto, música ouefeitos sonoros.
As duas principais classes de tecnologia de gravação são a gravação analógica e a gravação digital.
A arte vídeo surge nos anos sessenta com a chegada ao mercado dos primeiros equipamentos de vídeo portáteis. O vídeo surge então como um instrumento passível de ser explorado a nível artístico e a sua prática surge livre de quaisquer convenções.

A reprodução automática de música pode ser rasteada até ao século XIX, quando os irmãos Banū Mūsā inventaram "o instrumento musical mecânico mais antigo conhecido", um órgão hidro-alimentado que tocava cilindros intercambiáveis automaticamente. De acordo com Charles B. Fowler, estes "cilindro com pinos levantadas sobre a superfície, foram o dispositivo básico para produzir e reproduzir música mecanicamente até a segunda metade do século XIX." Os irmãos Banū, também inventaram um flautista mecânico que parece de ter sido a primeira máquina programável conhecida.






Câmara de filmar antiga







Rolo de câmara de filmar





Câmara de filmar a rolos







Primeiras câmaras de filmar pequenas






Atuais câmaras de filmar







Câmara resistente a água (Go Pro)

Câmara HD com suporte para para-quedista, etc.




WebCam


Câmara camcorder de ombro



Câmara camcorder de mão



Câmara Hi8















MicroCâmara



Câmara Oculta



O Som

O som é a propagação de uma frente de compressão mecânica ou onda mecânica;é uma onda longitudinal, que se propaga de forma circuncêntrica, apenas em meios materiais - que têm massa e elasticidade, como os sólidos, líquidos ou gasosos.

Ficheiro:Processing of sound-ca.jpg

A Cor


A cor é uma percepção visual provocada pela ação de um feixe de fotons sobre células especializadas da retina, que transmitem através de informação pré-processada no nervo óptico, impressões para o sistema nervoso.





A televisão a cores refere-se à tecnologia de radiodifusão de sinal de televisão e à reprodução de imagens em movimento a cores.
Na forma básica, a difusão de cor pode ser criada pela emissão combinada de três imagens monocromáticas, uma em cada banda de vermelho, verde e azul (RGB). Quando em rápida sucessão, estas cores misturam-se para produzir um cor tal como apreciado pelo sentido da visão das pessoas. Um dos grandes desafios técnicos na introdução de cor era o desejo de reduzir a elevada largura de banda, três vezes superior à padronizada para a televisão a preto e branco, para algo mais aceitável que não utilizasse a maior parte do espectro de rádio. Após pesquisas, a NTSC introduziu um sistema de codificação da informação de cor de forma separada do brilho, e reduziu a resolução da informação sobre cor para conservar a largura de banda.





O parecimento do cinema a cores



Em 1895 os irmãos Lumière criam uma das maiores e melhores invenções de todos os tempos: o cinema.
Um dos primeiros experimentos foi o tingimento à mão. Até a década de 20, o sépia, o verde e o azul eram usados, de maneira isolada, para enfeitar os filmes americanos, europeus e até brasileiros.
Quando o cinema ganhou o som, os experimentos para se filmar em cores se intensificaram. As primeiras tentativas fizeram-se por meio da colocação de filtros coloridos. 
Na década de 30 surge a empresa Technicolor, lançando um tipo de película que filmava em 3 cores, juntamente com uma câmera de 3 elementos, dando maior realismo às produções nas telas.
A partir daí, o processo de filmar a cores ganhou o mundo com a criação de outras empresas como a Agfacolor, na Alemanha; a Gevacolor, na Bélgica e a Ferraniacolor, na Itália, ameaçando a hegemonia do processo americano.
No pós-guerra aparece um rival de peso para o cinema: a televisão. A solução para não perder a platéia foi aperfeiçoar o colorido e aumentar o tamanho da tela. Surgiram também câmaras mais leves, complexas e eficientes exigidas pelos processos de filmagem e exibição. Isto levou também à invenção de outros tipos de película para  filmar a cores.
Entre as décadas de 40 e 50, um dos gêneros de filme que mais se destacou foi o musical.
Na década de 60, mais da metade da produção de filmes para o cinema trocava o preto e branco pela cor. Graças às premiações de melhor efeitos especiais e melhor fotografia nos grandes festivais de cinema, o cuidado com a cor tornou-se essencial.































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